top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Ferreira

PSICANÁLISE INDIVIDUAL

Atualizado: 16 de ago. de 2023

O que é a Análise Individual?

A terapia individual é um método baseado na fala, e que ajuda as pessoas a alcançarem um maior autoconhecimento e a terem mais poder sobre a própria vida e as escolhas que fazem.

Esse tipo de terapia psicológica busca por elementos inconscientes que são significantes e ajudam a pessoa a tomar maior consciência sobre eles e sobre si mesma, conseguindo assim desenvolver mais conhecimento como indivíduo.

A terapia individual, portanto, é uma forma de tratamento que permite ao paciente compreender as suas emoções, os desejos, os sentimentos e as suas próprias condutas.

Pessoas que conseguem ter uma maior compreensão sobre tudo isso desenvolvem uma maior autoestima e conseguem projetar bem o seu futuro.

Tudo isso é possível através do diálogo entre ambas as partes, o terapeuta e o paciente, onde várias questões emocionais são tratadas, por meio das mais diversas abordagens.

A partir do momento em que o indivíduo consegue perceber como os seus pensamentos influenciam em seus comportamentos e em suas experiências, ele pode então evitar que as suas possibilidades sejam limitadas.

A orientação do terapeuta é extremamente importante para que o paciente possa ser mais honesto com ele mesmo, reconhecendo assim os problemas emocionais que possui e então possa vir a solucioná-los.

Apenas assim será possível que essa pessoa possa seguir em frente em sua vida, sem que suas feridas o impeçam de viver plenamente.

Para que serve a Análise Individual?

O acompanhamento individual com terapeuta serve para que seja possível tratar as questões emocionais de uma pessoa.

Ela pode ser utilizada para tratar questões que possuam um impacto maior sobre o paciente ou mesmo aquelas que são mais simples, mas que ainda impactam a sua vida e o seu bem-estar.

As pessoas podem tratar desde, traumas, situações de atrito no trabalho até o luto ao lidar com a perda de uma pessoa próxima, por exemplo.

As questões emocionais, que levam uma pessoa a sentir-se triste, desamparada ou desconfortável, podem não ser algo aparente para ela, o que é bastante comum, aliás.

Entretanto, qualquer tipo de incômodo é capaz de afetar, e muito, o bem-estar e a felicidade de uma pessoa, podendo impactar até mesmo nas tarefas diárias mais simples.

A psicoterapia individual então permite que você possa olhar para dentro de si, para suas emoções e sentimentos, compreendendo-os melhor e sabendo como eles estão afetando você.

Com o aconselhamento de um psicanalista, é possível que aquela pessoa passe a se conhecer melhor, aceite os problemas que possui e possa então solucioná-los.

A terapia individual permite que qualquer pessoa possa desenvolver seus recursos e habilidades pessoais, como as comportamentais e cognitivas, por exemplo.

Como funciona a Análise Individual?

A terapia individual é um processo de reflexão e autoconhecimento, usado para tratar problemas emocionais, existenciais, fobias e dificuldades de relacionamento. Além disso, auxilia no crescimento pessoal.

Durante as sessões, que têm duração média de 50 minutos, você irá conversar com o TERAPEUTA e relatar os motivos que te trouxeram a procurar ajuda profissional. Ele irá ouvir atentamente e te orientar sobre as melhores formas de lidar com as questões apresentadas.

A frequência de sessões indicada é semanal, ou seja, uma sessão a cada semana, pelo menos, podendo a terapia ser feita mais de um dia por semana.

Nem sempre temos consciência de que pequenos conflitos do nosso dia a dia podem ser causados por questões mais profundas. Essas questões podem ser descobertas e trabalhadas nas sessões de terapia.

Quanto mais conscientes somos de nossas emoções, mais conseguimos tomar decisões assertivas que levam a melhores ações. Assim, é mais provável que sejamos felizes e realizados em todas as áreas da vida.

Existem muitos motivos para fazer terapia, esse tipo de orientação psicológica ajuda uma pessoa a conseguir trabalhar vários tipos de problemas que existem em sua mente, como:

  • Ansiedade

  • Depressão

  • Fobias

  • Inseguranças

  • Ciúmes excessivo

  • Transtorno alimentar

  • Pensamentos repetitivos

  • Falta de autoestima

  • outras dificuldades emocionais

Através do auxílio proporcionado pela terapia individual, a pessoa poderá então livrar-se do sofrimento em sua vida e poderá viver uma realidade muito mais calma e feliz.

Quando procurar um psicanalista?

A terapia é indicada para todos que desejam se conhecer melhor; porém, em alguns casos, a necessidade de acompanhamento se mostra mais urgente.

O TERAPEUTA ajuda o paciente a conseguir identificar aquilo que causa mal a ele e a entender quais são os problemas emocionais que ele possui, de modo que seja possível então enfrentá-los e solucioná-los.

O diagnóstico de um possível transtorno, seja ele de ansiedade ou depressivo, é feito pelo terapeuta logo na primeira sessão e a partir daí é possível que o profissional saiba como irá ser realizado o tratamento.

É por isso que no acompanhamento individual com terapeuta é essencial que o paciente diga tudo , sem medo de se abrir com ele.

É apenas sabendo tudo a respeito do paciente que poderá ajudá-lo, usando os mais diversos métodos, elementos ou abordagens para trabalhar durante as sessões de psicoterapia.

Existem muito benefícios de fazer psicoterapia com profissionais experientes e preparados para ajudar você a melhorar sua qualidade de vida.

Outros tipos de terapia

É muito importante saber que a psicoterapia individual não é o único tipo de terapia existente, pelo contrário.

Há muitas outras que podem ajudar você bem melhor, considerando o problema que possui e como solucioná-lo.

A seguir, você vai conhecer outros ótimos tipos de terapia, de modo que a sua escolha seja mais assertiva :


terapia de Casal

A psicoterapia de casal trata-se de um método terapêutico em que os casais buscam ajuda para que possam lidar com problemas e questões que estão interferindo de forma negativa no relacionamento.

Esse tipo de terapia é muito importante, principalmente quando se considera que os relacionamentos e a convivência entre as pessoas, que são distintas e possuem formações diferentes, sempre geram tensões.

Muitas vezes, a situação vai se deteriorando com o tempo em um casamento, minando as possibilidades de comunicação e reduzindo o afeto entre as partes.

O foco desse tipo de terapia é melhorar a comunicação entre o casal e trabalhar para que as relações entre as duas partes sejam mais saudáveis no dia a dia.

terapia de Familia

A psicoterapia familiar é um método terapêutico em que um TERAPEUTA atende vários membros de uma mesma família em seu consultório ao mesmo tempo.

Não pode ser chamado de psicoterapia familiar quando todos os membros de uma família buscam por psicoterapia individual, com profissionais diferentes e em momentos diferentes.

Todo o grupo de familiares precisa ser atendido junto em uma mesma sessão. O TERAPEUTA será o mediador da sessão.


terapia Infantil

A terapia infantil trata-se de uma abordagem terapêutica que tem como objetivo o cuidado e a total atenção com a saúde mental das crianças.

Com essa terapia, o TERAPEUTA pode fazer uma intervenção com os pais, de modo a conhecer quais são os medos, as angústias e as principais inseguranças que eles possuem.

O objetivo deve ser promover uma infância com maior qualidade e mais saudável para a criança, sendo usada principalmente a ludoterapia.


65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page