top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Ferreira

A PSICANÁLISE


A psicanálise é uma linha psicoterapêutica considerada complexa e intensa. Originada a partir da medicina, tem como intenção mergulhar na psique humana e estudar os fatores escondidos na mente inconsciente. É conduzida por psicólogos ou profissionais de outros campos de atuação com pós-graduação em psicanálise.

A psicanálise é uma abordagem psicoterapêutica cujo objetivo é identificar a relação entre o inconsciente e os sentimentos, pensamentos e ações do indivíduo.

Desenvolvida pelo neurologista Sigmund Freud (1856 – 1939), conhecido como o “pai da psicanálise”, é um método utilizado para tratar a ansiedade, depressão, traumas, problemas de relacionamento, medos e demais condições de saúde mental.

De acordo com a teoria de Freud sobre a psicanálise, todas as pessoas possuem pensamentos, sentimentos, desejos e memórias inconscientes. Através de técnicas específicas, o psicanalista é capaz de acessar o local onde estão armazenadas e, assim, tratá-las para erradicar o sofrimento emocional. Ele aprende que muitas das suas atitudes e modos de pensar de hoje possuem relação com acontecimentos do passado que deixaram marcas. Mesmo os eventos que aparentam não ter deixado impacto emocional causam repercussões, as quais costumam ser sentidas somente na vida adulta.

Ao adquirir esse conhecimento, o paciente pode começar a entender suas atitudes destrutivas e conflitos internos. A tendência a partir de então é se tornar mais receptivo à psicanálise dado que essa abordagem pode ajudá-lo a solucionar suas questões emocionais.

Sendo assim, a psicanálise é indicada para tratar uma série de angústias, como sensação de inadequação e isolamento, baixa autoestima, conflitos interpessoais, insatisfação com a vida, disfunções sexuais associadas ao estresse, depressão, ansiedade e outras condições.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page